O Presidente da República, Daniel Chapo, referiu, nesta quarta-feira, 12 de Novembro, que espera concluir as negociações com a multinacional francesa TotalEnergies daqui a mais ou menos uma semana.
O Chefe de Estado, que falava à margem da abertura da XX Conferência Anual do Setor Privado (CASP), referiu que o Governo está negociar com a TotalEnergies no que diz respeito a proposta de prorrogação da concessão do projecto de Gás Natural Liquefeito na Bacia do Rovuma para compensar os prejuízos de 4.500 milhões de dólares.
“Se tudo correr bem, daqui a mais ou menos uma semana no máximo vamos concluir as conversações com o projeto que é liderado pela Total, para podermos retomar, depois do anúncio publicamente feito do levantamento da ‘força maior’, neste momento já houve a comunicação oficial”, declarou Daniel Chapo.
Chapo referiu que o acordo com a multinacional deve beneficiar o povo moçambicano, uma vez que este é o dono dos recursos naturais.
“Estamos a trabalhar para fechar os pontos que achamos que são importantes fechar, para o benefício tanto do povo moçambicano como de quem está a investir, para retomar o projeto o mais rápido possível”, referiu.
De lembrar que, no dia 24 de Outubro do ano em curso, a TotalEnergies entregou uma carta no Gabinete do Presidente da República comunicando a intenção de levantar a cláusula da força maior, mas abrindo portas a necessidade de compensação pelos prejuízos no período em que o projecto este suspenso.

















